Como Pintar com Pistola Pulverizadora

Para superfícies de madeira homogênea, a pistola pulverizadora é ideal. uPinta de uma forma prática, fácil, rápida e economiza tinta.



Pistola Pulverizadora

Com mangueira

Mais leve
Maior potência
Autonomia de 4 à 8 horas de uso

Sem Mangueira

Mais compacta
Ideal para trabalhos pequenos, retoques e manutenção
Autonomia de 2 à 4 horas de uso.

Tinta

Escolha a tinta ideal para a superfície que deseja pintar

Acrílica
Látex
Esmalte
Verniz

Diluidor de tinta (solvente)

Escolha o solvente de acordo com a tinta utilizada:

Água: para tintas a base de água
Aguarrás: para tintas à base de óleo.

Obs.: Calcule a quantidade adequada, lembrando que 1,1L de tinta diluída pinta de 13 à 15m².

Ferramentas

Filtro para tinta (ou meia de nylon)
Balde
Lona plástica
Óculos de proteção
Máscara de pintura

Antes de começar

Consulte o manual de instruções da sua pistola pulverizadora

Certifique-se de que a superfície de aplicação esteja lisa e limpa.

Proteja o ambiente com a lona plástica.

Tudo pronto? Mãos à obra!

1. De acordo com o manual de instruções, conecte o reservatório e a mangueira à pistola, e a outra ponta da mangueira no motor. (certifique-se que os terminais estejam bem encaixados.)

2. Mergulhe o vaso de viscosidade na tinta e retire. Cronometre o tempo até o funil esvaziar. Se o tempo for maior que o indicado no manual de instruções, a tinta precisa ser diluída.

3. Em um balde, misture a tinta com o solvente adequado na proporção indicada na lata até que o líquido fique homogêneo. Faça o teste de viscosidade novamente e, se necessário, acrescente mais solvente.

4. Filtre a tinta utilizando um filtro ou meia de nylon para remover eventuais particulas e coloque-a no reservatório da pistola pulverizadora.

5. Ajuste os controles de pulverização da pistola de acordo com o padrão de pintura escolhida: vertical (superficies como paredes), horizontal (para toras, bordas e áreas de difícil acesso).

6. Antes de começar a pintura, teste a distância e o controle de fluxo em um pedaço de madeira ou papelão. Em relação à vazão da tinta, quanto maior a distância entre a pistola e a superfície, maior deve ser o fluixo de tinta.

7. Faça movimentos uniformes com a pistola da esqueda para a direita, mantendo distância de 20 à 25cm da superfície. Para obter uma pintura homogênea, passe a 1ª demão mais fina na vertical, espere secar por alguns minutos e passe a 2ª demão mais grossa na horizontal; (caso necessário, guarde a tinta em um reservatório fechado.)

8. Encha o reservatório com o solvente adequado e pulverize em um balde até eliminar a tinta. Desligue  a pistola, esvazie o reservatório e desmonte a pistola (inclusive o bico, em alguns modelos). Deixe as partes de molho em água quente e sabão (tintas a base de água) ou aguarrás (tintas a base de óleo). Nunca molhe o motor.