Como aplicar Papel de Parede

Antes de começar, você deve escolher o tipo certo de papel de parede e calcular quantos rolos irá utilizar.

 

 Antes de comprar o seu papel de parede é importante saber que existem dois tipos: vinilizados e vinílicos.

Os vinilizados são feitos de papel e recebem uma camada de tinta vinilizada, por isso não são laváveis. Sua manutenção é feita apenas com um pano seco. Já os vinílicos são produzidos em papel duplex e recebem uma camada de PVC, que o deixa passível de limpeza e resistente à umidade. A manutenção pode ser feita com pano úmido ou esponja (sempre usando o lado amarelo) e detergente neutro.

O custo entre os dois varia bastante, assim como sua durabilidade. Os vinilizados são mais baratos, já os vinílicos são mais caros, porém têm durabilidade maior.

Então, os vinílicos são utilizados em qualquer lugar.

Para calcular quantos rolos utilizar, a conta é simples:

(Largura x altura da parede) dividido por (largura x altura do papel) vezes 1,1. Esta conta vai dar o número de rolos a ser utilizado arredondando para cima.

Por exemplo. Se você tem uma parede de 4m de largura por 2,80m de altura e o rolo de papel de parede tem 0,53x10m a conta será a seguinte:

(4x2,80) / (0,53x10) * 1,1 = (11,2 / 5,3) * 1,1 = 2,3245 rolos

Ou seja, você precisará de 3 rolos.

Dica: Compre o total de papéis de uma vez. Um lote pode dar diferença de cor para outro.

 

Materiais:

Papel de Parede

Cola (verifique o modo de preparo na embalagem) 

 

Ferramentas:

Trena

Balde para a cola

Estilete

Escada

Lápis

Fio de Prumo

Régua de 60cm a 1 m

Panos limpos

Trincha

Espátula Lisa

 

Preparando o local

Antes de começar; desligue a energia da casa, tire os espelhos das tomadas, pregos e parafusos.

Limpe a parede e deixe a superfície da parede lisa.

Com uma placa de madeira ou um papelão, proteja a superfície (mesa ou chão) onde você cortará o papel.

 

Mãos a obra

1 - Meça a parede e adicione + 10cm ao total para cortar os pedaços de papel. Se sua parede tem 2,80m, corte os pedaços de papel com 2,90m.

2 - Agora é hora de cortar o papel.

Se seu papel é liso ou abstrato, corte cada pedaço com as medidas do passo anterior.

Se o papel é desenhado, é necessário alinhar o desenho com a folha anterior e numerar as folhas para que o desenho fique perfeito. A parte que sobrar do alinhamento deve ser cortada. Lembre-se de numerar as folhas na parte de trás. A primeira folha leva o número 1, a próxima 2 e assim por diante.

3 - Faça as marcações na parede no local da instalação. No caso de não aplicar o papel em toda a parede, determine o lugar onde começar a instalação. Marque uma linha de prumo na parede para a orientação vertical. Desenhe um pequeno tracejado com o acréscimo de 1 cm da largura da faixa que você irá aplicar.

4 - Aplique a cola. Coloque a primeira faixa no chão ou em uma mesa protegida, com a estampa para baixo. Passe uma demão da cola, primeiramente em apenas metade da faixa (do centro para a extremidade). Dobre a parte com cola sobre si mesma e repita o processo na outra metade. Deixe o papel descansar por 2 minutos para absorver bem a cola.

5 - Aplique o papel na parede. Com o papel dobrado, vá até a parede. Começando pela parte superior, desdobre e cole o papel, desenrolando-o até a parte inferior. Atente-se para seguir a linha marcada com o prumo e deixe sobrar aproximadamente 5 cm de faixa nas extremidades (5 para o teto e 5 para o chão).

6 - Alisamento. Alise o papel de parede com as mãos para remover bolhas maiores e, na sequência, utilize uma escova para as menores. Aproveite para retirar o excesso de cola com uma espátula de silicone – sempre do centro para as bordas.

7 - Cole as próximas folhas. Aplique as demais folhas bem juntas as folhas anteriores mas sem sobrepô-las. Se o papel for estampado verifique se o desenho das folhas está certo. Caso o desenho não tenha se igualado, retire com cuidado e cole novamente.

 8 - Finalização. Com a espátula, pressione os vincos e cantos no rodapé e teto. Em seguida, corte as sobras com o estilete.

Para uma colagem invisível, dê uma demão de cola sobre as juntas com o rolete. Não aplique a cola por cima de papéis brancos, isso pode escurecê-los.

Após secagem, faça um corte em cruz sobre a área dos espelhos e retire o papel excedente. Na sequência, você pode recolocar os espelhos e caixas de interruptores normalmente.

Prontinho!